Em 2013 chegaram muitos Brasileiros na nossa casa na floresta negra no sul da Alemanha entre a Franca, a Suíça e perto da Áustria. Tudo mundo gostou muito dos pratos típicos aqui e eles pediram pra mim mandar as receitas. Dai eu pensei, se eu já escrevo todas receitas posso também escrever num Blog. Então eu escrevo esse blog para compartilhar receitas com minha família no Brasil.
Depois do post da receita de chucrute algumes me perguntaram como fazer chukrute sem comprar a lata. Na verdade eu nunca tive feito em casa tambèm mas para voces aprendi fazer e é bem fazil: Ingredientes: 1 kg de repoleo 1 colher de chá de sal Modo de preparar: Divide o Repollo em 4 partes e remove tronco. Depois corte-lo bem fino ou use uma maquina pra cortar legumes. Misture o repollo com sal e fice amassando tudo até sai um liquido. Isso sera rapido e nao demora muito. Amasse mais até mais liquido saiu. Limpe um vidro pro example de palmito com agua fervente e coloque o repollo dentro. Enchei o copo até 2 cm em baixo da abertura e feche bem o vidro. Deixe fermentar na cozinha na temperatura ambiental pra 6 dias. Depois disso leve ao um lugar mais frio e deixe lá mais 3 semanas. Depois de 3 semanas já pode ser consumido mas tem uma validade de 1 ano. Daqui pode ser usado como o chucrute da lata do supermercado e pode continuar como esplicado na receita do Outubro 2013: http://cozinhadaeveline.blogspot.de/2013/10/sauerkraut-chucrute.html
O Apfelstrudel é um bolo ou uma sobremesa muito conhecido no Brasil como um bolo alemão. Na Alemanha muitas pessoas não fazem o próprio Strudel pro que tem um passo um pouco difícil no preparo e as pessoas tem medo e deixem de tentar. Mas na verdade não é difícil! É uma receita simples, meio rapido e delicioso. Ingredientes:
Para a massa: 225 g farinha de trigo 100 ml água morna 1 colher de sopa de Rum 1 colher de sopa de vinagre 3 colheres de sopa de azucar 4 colheres de sopa de óleo vegetal (não use azeite!) Para o recheio: 1 kg de maçã 4 colheres de azucar 3 colheres de chá de canela em pó uva passa ao gosto Modo de preparar: Misture todos os ingredientes para a massa e sove bem a massa. Forme uma bola e unte-lá com óleo, embrulhe em filme plástico e deixe descansar enquanto preparar o recheio em um lugar ambiental ou seja aquecido. A massa de Strudel não gosta de frio! É melhor deixar ela em lugares sem vento ou frio. Descace as maçãs e tire os sementes. Corte em 4 pedaços e daí em fatias. Reserve. Abre a massa com um rolo em cima de uma superfície polvilhada com farinha até fica bem fina. Cuidadosamente - pra não rascar - coloque a massa em cima de um pano limpo. Tire todos anéis e todos brilhos das mão que eles podem rascar a massa. Coloque as duas mãos entre o pano e a massa com as costas da mão pra cima. Agora devagar afaste uma mão da outra em direções diferentes e assim puxe a massa. Assim vai abrindo a massa mais e deixar ela muito mais fina do que possível com rolo. Tome muito cuidada pra não rascar a massa. Abre a massa desse jeito até ela fica meio transparente.
Agora coloque as maçãs cortadas em cima e polvilhe tudo com azucar e canela. Quem gosta mais doce pode usar mais azucar do que escrito em cima. Também distribuí as uvas passas.
Embrulha a massa em cima das maça de um lado em direção ao outro. Pra facilitar isso é só puxar a toalha em uma borda e massa se embrulha sozinha. Calce os lados pra manter o recheio dentro. Transfere o Strudel para uma assadeira amanteigada. Unte o Strudel com uma gema de ovo e leve ao forno preaquecido (180 °C) pra assar +/- 45 minutes até dourar.
Corte em pedaços e sirva quente com chantilly e sorvete de baunilha. Delicia! Variações: O Strudel de maçã (Apfelstrudel) é o mais conhecido mas na verdade Strudel pode ser recheado com qualquer coisa. Se pode usar outras frutas como banana, pera ou manga ou substitue o azucar na massa para 1 colher de chá de sal e faz um recheio com cogumelo ou legumes pré-cozidos e queijo.
O bolo de queijo é uma receita de origem alemão mas tem uma versão diferente nos Estados Unidos e também no Brasil. O nosso bolo não é igual daquele que se come nas padarias. È melhor :-) Ingredientes para uma porcão de 12 pecas: Para a massa: 200 g farinha de trigo 75 g manteiga 75 g açúcar 1 ovo 1 1/2 colher de chá de fermento químico Para o recheio: 125 g manteiga 200 g açúcar 1 pacote para pudim sabor baunilha 3 ovos separados em gema e clara, a clara batida ao neve 700 g Quark (veja receita nesse blog) 1 box creme de leite Modo de fazer: Para a massa misture todos os ingredientes e faz uma massa. Abre a massa um pouco e forre uma fôrma de aro removível com a massa, também os lados. Reserve. Para o recheio bate com batedeira ou no liquidificador todos os ingredientes do recheio embora as claras de ovo. Depois misture com cuidado a massa do recheio com a neve de claras. coloque o recheio dentro da forma com a massa e leve tudo no forno preaquecido com 180°C e asse uma hora. Depois de uma hora prove com um espeito de madeira se o recheio ficou firme. Se não está firme deixe assar mais tempo. Isso depende do forno. Retire o bolo do forno e deixe esfriar dentro da forma. Retire o parte retirável da forma e corte o bolo em 12 pedaços.
Variação: Eu gosto de colocar frutas em conserva no fundo do bolo antes de jogar o recheio em cima. Uso pêssego ou cereja.
Rösti é um acompanhamento tipico da Sucia. Ingredientes para 2 a 3 porcões: 1 kg de batata Sal e pimenta de reino ao gosto Noz moscada ralada Lave e descace as batatas e ralé-las na raladora grossa. Coloque as em cima de um pano limpo e embrulhe tudo com pano. Espreme as batas com força. Ver o foto em baixa.
Misture as batatas secadas com os temperos.
Aquece uma frigideira e com pouco óleo coloque pequenas porcões da massa de batata. Forma eles redondos mas rasos. Deixe eles fritar em fogo médio par +/- 5 minutes de cada lado até doura. Sirva quente como acompanhamento para pratos de carne ou legumes.
Esse queijo é um queijo muito leve um pouco parecido ao cream cheese. Aqui na Alemanha se come assim com pão e tomate fresco por exemplo. Mas também usa em algumas receitas como a torta de chamas que já escrevi receita aqui ou o famoso cheese cake (Käsekuchen em alemão, bolo de queijo em português).
Ingredientes:
1 litro de leite integral 3 colheres de sopa de iogurte natural sem açúcar! suco de 1/2 limão
Modo de preparar:
misture todos os ingredientes em uma tigela, cobre com uma toalha limpa e deixe na temperatura ambiental para 2 dias (48 horas). Durante esse tempo o leite torna "azido" e engrossa. Essa á uma fermentação desejada.
Depois de 2 dias misture em uma tigela major ou na pia por exemplo 1 litro de água ferventa com 2 litros de água de torneira. Assim você recebe uma água com aproximadamente 45°C. Coloque a tigela com o queijo dentro e deixe descansar nesse "banho quente" para 2 horas. Isso é necessário para separar o queijo do liquido. A temperatura do leite não pode ser major do que 50°C em qualquer momento!
Depois de 2 horas coloque o leite - que na verdade já virou queijo em uma peneira cobrida com uma toalha limpa. Assim vai separar a água do queijo. Feche a toalha em chima da mistura um pouco e deixe a água sair por 6 horas. O que fica na toalha é o queijo. Pronto! 1 litro de leite dá mais ou menos 300 a 400 g de Quark.